sábado, 15 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS SOBRE ANÁLISE E POSSIVEL DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL SOBRE PROJETO QUE PROPÕE A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS


1. Governo estuda apresentar projeto alternativo(quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014)


A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou na quarta-feira (12) que o governo estuda a possibilidade de apresentar uma proposta alternativa para regular a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Um projeto com essa finalidade, aprovado no Congresso, acabou vetado pela presidente Dilma Rousseff no fim do ano passado (PLS 98/2002 – Complementar).
Reunião
A alternativa deve ser discutida em reunião com as lideranças do Senado nesta quinta-feira (13). “Não tenho ainda nenhum sinal. Primeiro é preciso saber se tem possibilidade, se vai ser por projeto, se vai ser de origem do Executivo ou aqui do próprio Congresso”, disse Ideli.
Vetos
O governo quer garantir a manutenção dos vetos presidenciais que serão votados pelo Congresso na próxima terça-feira (18). A rejeição integral do projeto que regulava a criação de municípios é a mais polêmica na pauta . Em tese, a proposta permitiria o surgimento de aproximadamente 400 novas cidades no país.
Interesse
Para Dilma Rousseff, o substitutivo da Câmara contraria o interesse público porque “o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Postado por serrolândia sertao de pernambuco(Ronaldo araújo) às quinta-feira, fevereiro 13, 2014( eXTRAÍDO DE http://serrolandiape.blogspot.com.br/ )


2. Deputados vão à Brasília interceder pela derrubada do veto de criação de municípios


Deputados cearenses irão à Brasília, na semana que vem, tentar mediação com o Congresso Nacional para derrubada do veto presidencial que barra a criação de novos municípios. O presidente da comissão que trata sobre o tema na Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Neto Nunes (PMDB), afirmou que o Legislativo luta a vários anos para emancipar municípios no Estado e era grande a expectativa em relação ao projeto no Congresso que devolveria às Assembleias a prerrogativa de discutir e criar municípios.

Veto presidencial
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto aprovado pelo Senado Federal em outubro que permitia a criação de novos municípios no país. Na mensagem de veto, a presidente alegou que o projeto resultaria aumento de despesas, contrariando o “interesso público”.
Votação
Existe a expectativa de que o Congresso analise o veto presidencial na terça-feira, dia 18 de fevereiro. Este promete ser um dos primeiros embates de 2014 entre os parlamentares e a presidenta Dilma Rosseff.

Novos municípios
A sanção do projeto poderia motivar a criação de cerca de 400 novas cidades. No Ceará, pelos cálculos da comissão da AL, 26 distritos tem condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem.


Nenhum comentário: